terça-feira, 22 de outubro de 2013

O problema da Fuga ao Fisco é ainda mais grave quando nos apercebemos da total impunidade das empresas de software e das deficiências a nível de falsificação.
Já muitos denunciaram, o assunto é amplamente conhecido, o estado faz leis cosméticas (certificação, SAFT, obrigatoriedade de equipamento informático) que de nada, ou quase nada servem.
Aliás, servem para encher os bolsos das empresas informáticas, que fabricam novos produtos preparados para fugir às novas regras.

Cada um dos programas tem a sua própria 'técnica'.

Dentre eles podem citar-se:
iECR e WinplusPRO (método de fuga incorporado ao software)WinplusPRO (Grupo PIE) - utiliza o mesmo método do iECR

SDK (Grupo PIE) - O cliente 'finge' que comprou um software feito à medida, e assina um falso contrato com um falso programador chamado Nelson Roda, que supostamente lhe desenvolveu o programa à medida. Assim, nao tem obrigatoriedade de certificação. Na verdade é o software Pingwin, com uma imagem do restaurante do cliente para parecer que foi feito à medida. O cliente recebe então um programa, semelhante ao antigo SIM, que em 2007 deu tantos problemas, para apagar e manipular a seu gosto as faturas emitidas.

Winrest (Grupo PIE) - Possui um módulo, vendido a parte, chamado Loyalty Plus, que permite que, através de uma PEN fornecida para o efeito, se possa apagar as faturas que o cliente nao quer declarar.

E o mais impressionante é que esta informação não é nova, e as autoridades a conhecem bem, e se não conheciam, vão conhecer agora, pois vamos publicar aqui cada um deles e a maneira como operam.

Qualquer busca na net por fuga ao fisco leva às notícias de 2007:
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2006-01-02-pj-e-fisco-detectam-fraude-em-restaurantes-que-usavam-a-aplicacao-winrest
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=682803
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=72539

E leva-nos a compreender algo muito mais importante:
NADA FOI FEITO. Investigou-se, provou-se, e o que era continua a ser, sem que ninguem faça nada.
Portanto, é SEGURO fugir ao fisco.
Se tem um restaurante e também acha que nao deve pagar os impostos, basta adquirir uma destas soluções na vasta rede de revendedores, cada uma com um preço adequado a cada bolso, e começar hoje mesmo a 'mandar para o tecto' a parte da facturação que nao quiser declarar nos impostos.

1 comentário:

  1. Como esses muitos devem andar por ai .... com tantas certificações não acredito que a AT tenha certificado mesmo tudo da melhor forma!!!!

    ResponderEliminar